Notícias |15.03.2023

Representantes da Seas e Inea se reúnem com Governo Federal em BrasíliaÓrgãos ambientais participaram de reunião promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente se reuniram, nesta terça-feira (14/3), com ministros do Governo Federal no evento “Caminhos para a integração multinível e multisetorial no avanço da política climática do Brasil” em Brasília. O encontro contou com a participação de diversas entidades e órgãos ambientais de todo o território nacional e propôs novas perspectivas de governança que ampliem e fortaleçam a integração entre gestores, setores da sociedade civil e iniciativa privada.

“Todo o Governo do Rio de Janeiro está integrado com as diversas instâncias de governança a fim de potencializarmos nossas políticas ambientais em todo o território fluminense. É tempo de pensarmos em medidas a um prazo mais curto para mitigarmos os efeitos das mudanças climáticas e protegermos o nosso patrimônio natural”, afirma o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os órgãos ambientais fluminenses foram representados no encontro pela subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade da Seas, Marie Ikemoto, pela vice-presidente do Inea, Deise Delfino, pelo superintendente de Mudanças do Clima e Florestas, Telmo Borges e pela meteorologista responsável do Sistema de Alerta de Cheias do Inea, Cinthia Avellar. Do Governo Federal, participaram a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o ministro de Agricultura e Pecuária, Ignácio Ibãnez.

Ao longo do dia, os participantes reafirmaram e incentivaram a implementação não apenas dos planos e compromissos climáticos assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris e a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), mas também os compromissos firmados pelos estados, como a Carta da Abema pelo Clima e o Regions With Nature, no qual o Rio de Janeiro é membro.