Notícias |12.07.2019

Reserva Biológica de Araras promove o Programa Vem Passarinhar neste fim de semanaOs participantes que desejarem poderão acampar na sede da unidade de conservação

A Reserva Biológica Estadual de Araras, na Região Serrana, irá promover, no fim de semana (13 e 14/7), o programa Vem Passarinhar. A atividade, que é realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), busca estimular a prática de observação de aves em unidades de conservação do estado do Rio, como uma ferramenta de preservação por meio da visitação.

No sábado (13), a observação de pássaros em vida livre será na Trilha do Caneco. O ponto de encontro será, às 6h, na sede da reserva. Antes da passarinhada, um café da manhã será oferecido aos participantes, até 6h30.

Já no domingo (14), também às 6h, os observadores irão se encontrar no Posto Brazão, em Fazenda Inglesa, Petrópolis, para juntos seguirem até o Pico do Couto, no bairro Rocio, onde será realizada a atividade.

Uma área de camping será disponibilizada, na sede da Reserva Biológica, aos observadores que quiserem acampar entre a noite do sábado e o amanhecer de domingo. Os interessados precisam se inscrever por e-mail: vempassarinhar.rba@gmail.com.

Com 3.837 hectares, a Rebio Araras abrange partes dos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Foi criada como objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica no corredor da Serra do Mar, dentre outros. Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.

Serviço:

Quando: Sábado e domingo (13 e 14/7); às 6h

Onde:

Sábado (13/7) – O ponto de encontro será na sede da Rebio, na Estrada Bernardo Coutinho n°10.351, Gleba do Horto, Jardim Araras, em Petrópolis.

Domingo (14/7) – O ponto de encontro será no Posto Brazão, na BR 040, KM 70,5, sentido Rio de Janeiro.