Notícias |23.11.2022

Reserva Biológica de Guaratiba comemora aniversário de 48 anos com programação especialNa Zona Oeste da capital fluminense, unidade de conservação do Inea convidou população local e estudantes do Ambiente Jovem para celebração

No último dia 19/11, véspera do seu aniversário de 48 anos, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG) convidou a comunidade local para uma série de atividades comemorativas ao seu quase meio século de atuação. Localizada na Zona Oeste da capital fluminense, a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também contou com a presença de alunos do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país, para a programação especial.

“Esse encontro entre a comunidade do entorno, que faz parte da história da unidade de conservação desde o início, e as futuras gerações, nos dá certeza que estamos no caminho certo na missão de proteção dos patrimônios ambientais fluminenses”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Entre moradores, estudantes e o conselho consultivo da unidade de conservação, 136 pessoas participaram de atividades como o plantio de 50 mudas de mangue-branco (Laguncularia racemosa), passeio de barco para contemplar as belezas naturais da região e uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade local.

Uma roda de conversa com a população do entorno e uma palestra do ex-pescador e ativista ambiental Malafaia chamaram atenção para o papel fundamental da educação ambiental na proteção do ecossistema da região, bem como os benefícios de fomentar a qualidade dos manguezais.

“Políticas públicas ambientais que trazem as comunidades do entorno para uma atuação mais participativa são de grande relevância para uma administração eficiente e pacífica na gestão de território e biodiversidade. Além disso, agregar o conhecimento tradicional ao científico gera benefícios a todos”, declarou o gestor da unidade, Vinícius Nunes.

Ainda na temática educativa, houve a apresentação do Ambiente Jovem, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), com mais de 5.000 estudantes em todo o território fluminense. Alunos do Núcleo de Pertencimento (NUP) da Chacrinha, na Zona Oeste, aproveitaram a oportunidade para contar um pouco mais sobre o programa e disseminar a importância da conscientização popular sobre a questão ambiental.

O evento contou com a parceria do Projeto do Mangue ao Mar, Guardiões do Mar, Projeto Uçá, CTEX, Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba e Grupo BioTrabalho.

Sobre a Reserva Biológica

A Reserva Biológica de Guaratiba está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Protege, desde a década de 1970, importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e a prevenção de inundações, além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica de espécies de importância econômica e ecológica. Por ser uma reserva biológica, só é permitida a visitação educativa e para pesquisas científicas, mediante agendamento