Notícias |10.11.2017

SEA e Inea oferecerão para moradores de Valença oficina de Ecomoda e exposição sobre Unidades de ConservaçãoA secretaria e o Inea estarão presentes ao evento com uma oficina de Ecomoda, do Programa De Olho no Lixo

Quando: Sábado (11/11); das 10h às 13h
Onde: Praça Visconde do Rio Preto, Jardim de Cima, centro da cidade de Valença

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente participam, neste sábado (11/11), do Programa Preserve Valença, uma iniciativa da Prefeitura de Valença que tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente. Para isso, o município, com apoio de vários parceiros, vai oferecer para a população atividades de educação ambiental que vão desde oficinas de reciclagem a palestras com temáticas ambientais. As atividades serão realizadas na Praça Visconde do Rio Preto, em Jardim de Cima, no centro da cidade.

A secretaria e o Inea estarão presentes ao evento com uma oficina de Ecomoda, do Programa De Olho no Lixo, e com uma exposição sobre as unidades de conservação estaduais administradas pelo Inea.

Na oficina de Ecomoda, os participantes aprenderão a confeccionar peças de vestuário e acessórios a partir do reaproveitamento de restos de tecidos, jeans usados, banners e tantos outros objetos que teriam como destino a lata do lixo.

Além desta atividade, o Inea levará para a população uma exposição sobre a história e os atrativos das unidades de conservação. Estarão presentes os gestores dos Parques Estaduais da Serra da Concórdia e Cunhambebe e do Refúgio da Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba e Lagoa da Turfeira.

O Instituto estadual de Ambiente (Inea) oferece para a população 11 parques estaduais de proteção integral distribuídos pelo território fluminense, cujos objetivos são a conservação da biodiversidade e a visitação. A entrada é gratuita.

São eles: Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; Parque Estadual da Serra da Tiririca, situado em Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio; Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense; Parque Estadual da Serra da Concórdia, no Centro Sul Fluminense; Parque Estadual da Pedra Selada, no Médio Paraíba do Sul; Parque Estadual da Ilha Grande, no litoral Sul Fluminense; Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos; Parque Estadual Cunhambebe, na Região da Costa Verde do Estado; Parque Estadual do Mendanha, que abrange o Rio de Janeiro e os municípios de Nova Iguaçu e Mesquita, estes na Baixada Fluminense; e Parque Estadual da Lagoa do Açu, em Campos, no Norte fluminense.

PROGRAMA DE OLHO NO LIXO

O Programa De Olho no Lixo, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, é desenvolvido, atualmente, nas comunidades da Rocinha, na Zona Sul do Rio, Roquete Pinto e Praia de Ramos, em Ramos, na Zona Norte da Cidade. Tem por finalidade desenvolver um trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.

A iniciativa tem outro eixo de atuação que é o da educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos nessas comunidades dois cursos gratuitos: Funk Verde que oferece oficinas de possibilidades sonoras e confecção de instrumentos musicais, a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos; e o Ecomoda, voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir da reutilização de retalhos, tecidos, jeans usados e banners.

​​Veja mais – conheça os nossos parques estaduais.​​