Notícias |18.10.2021

Seas anuncia recuperação do mangue da Lagoa Rodrigo de FreitasParceria firmada com a Águas do Rio prevê manutenção dos 7 mil m² do ecossistema

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), firmou, no último sábado (16/10), acordo para a manutenção do ecossistema de mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas. A ação será executada em parceria com o consórcio Águas do Rio, com a Manglares Consultoria Ambiental e com a Prefeitura.

A iniciativa prevê uma equipe de profissionais da área ambiental dedicada à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali. O escopo do projeto também prevê o controle de pragas, o replantio de espécies e a limpeza das margens. Além disso, serão criadas campanhas de educação ambiental em prol dos 7 mil m² de mangue da lagoa que receberão cuidados contínuos.

“Este projeto, além de recuperar e preservar toda a biodiversidade do local, tem o potencial de incentivar ainda mais o turismo ecológico na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais do Estado. A Seas está empenhada em auxiliar todos os atores dessa ação, estamos juntos por um Rio mais verde e cheio de vida”, comenta o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. 

A Águas do Rio irá monitorar a Lagoa para manter o sistema de forma eficiente e contará, inclusive, com equipe permanente dedicada à região. Dentre as ações iniciais, a concessionária irá revitalizar e operar as elevatórias do Parque dos Patins e Árabe, o que dará mais segurança operacional quanto ao extravasamento de esgoto às margens do corpo hídrico.

Fotos: Fabiano Veneza