Notícias |22.11.2022

No último dia 21/11, teve início o curso de capacitação PrevFogo, que conta com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A qualificação, ministrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tem como objetivo formar brigadistas aptos a prevenir e combater a ocorrência de incêndios florestais.

O curso prático-teórico que acontece até o próximo dia 25/11 formará 40 servidores de secretarias municipais de meio ambiente da Baixada Fluminense, com direito à emissão de certificados para os concluintes.

“Uma das bases para um país consciente quanto às suas responsabilidades ambientais é a união entre os órgãos e gestores municipais, estaduais e federais. A troca de experiências é a chave para uma atuação eficiente e todas as oportunidades que permitirem esse contato terão o nosso apoio”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

A iniciativa fruto da colaboração entre as instituições atua não só na capacitação do corpo técnico das prefeituras, como também na multiplicação de protetores dos patrimônios ambientais da região a partir de um conteúdo programático amplo sobre a problemática dos incêndios florestais.

Na abertura da qualificação, estiveram presentes a subsecretária de Saneamento Ambiental, Jaqueline Alvarenga, o diretor da Diretoria de Pós-Licença do Inea (Dirpos), Sérgio Mantovani, o diretor da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema (Dirbape), Leandro Gomes, a presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA RJ), Shayene Barreto, a superintendente regional da Baía de Guanabara, Letícia Iack, e o superintendente do Ibama, Daniel Rodrigues.

O curso ministrado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama conta com o apoio da Seas, Inea, Prefeitura de Belford Roxo e ANAMMA-RJ.