Notícias |20.05.2019

Seas e Inea apoiam municípios atingidos pelas chuvas da última semanaArraial do Cabo, Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí receberam os reforços de técnicos e maquinários cedidos pelo Inea e pelo DRM

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade está auxiliando a recuperação de quatro cidades fortemente atingidas pelas chuvas da última semana. Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Arraial do Cabo receberam apoio técnico e de maquinário do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Departamento de Recursos Minerais (DRM), para otimizar os serviços de recuperação em andamento nas cidades.

As equipes de geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóticos de Escorregamentos (NADE/DRM-RJ) avaliaram quatro áreas de encostas, em Arraial do Cabo, quanto ao processo geológico; delimitaram áreas em risco e orientaram agentes públicos quanto às ações necessárias para a mitigação do risco.

O presidente do Inea, Claudio Dutra, mobilizou o órgão estadual ambiental a fim de disponibilizar a estrutura para auxílio aos trabalhos da Defesa Civil local. Além disso, desde a última sexta-feira (17), os guarda parques do Inea estão atuando em sinergia com as prefeituras, prestando serviços voluntários à logística e de solidariedade no acolhimento dos moradores atingidos pelo temporal.

O órgão ambiental estadual enviou à Arraial do Cabo uma pá carregadeira para auxílio na desobstrução de rios, cujos trabalhos estão sendo acompanhados pela equipe da Diretoria de Recuperação Ambiental (Diram). O Inea também colaborou disponibilizando duas pick-ups para otimizar a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Recursos Humanos do município. O reforço do órgão estadual ambiental chegou à cidade na noite de domingo (19) e, já nesta manhã (20), o maquinário cedido atuou na desobstrução e no recolhimento de entulhos na área.

O presidente Claudio Dutra também acompanhou, neste domingo, os trabalhos de resposta ao transbordamento de rios e alagamentos nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa. Para essas áreas, o Inea também disponibilizou retroescavadeiras, a fim de auxiliar os agentes municipais nas ações. E, em Barra do Piraí, a Barragem de Santana foi vistoriada.