Notícias |30.05.2019

Seas e Inea inauguram Espaço Convivência Sustentável na Lagoa Rodrigo de FreitasEspaço visa promover o diálogo, a reflexão e o engajamento da sociedade em temas relevantes para o desenvolvimento sustentável na cidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão inaugurar o Espaço Convivência Sustentável (ECoS), localizado ao lado do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A data faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela secretaria.

Com o compromisso de ser mais que uma instalação física, capaz de concentrar exposições e ações sobre temas relevantes para a sociedade, o ECoS visa promover a conscientização e o engajamento da sociedade sobre temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, bem como pretende estimular o diálogo da população com a Seas e outros órgãos do governo do estado.

E vai além: o espaço tem o intuito de mostrar que é necessário e possível mudar ações e hábitos cotidianos para construir um mundo melhor para todos.

Não por acaso, o ECoS terá um jardim comestível, com plantas alimentícias não convencionais e outras espécies amplamente utilizadas na culinária tradicional e que podem fazer parte de hortas domésticas.

O ECoS também oferecerá à população uma agenda de atividades que estimulem o conhecimento sobre os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tanto, palestras e oficinas também integram a programação periódica do local, cuja agenda será disponibilizada, continuamente, nos sites e nas redes sociais da Seas.

Além disso, até o fim do ano, o ECoS disponibilizará uma mostra sobre resíduos: “Do Lixo ao Recurso”. A exposição visa engajar os cidadãos na mudança em relação aos resíduos – tema prioritário na agenda da Seas para esse ano, por meio do Programa FINS (Foco e Inovação, Seas).

Outro diferencial do local é o Ponto de Entrega Voluntária, instalado para promover o descarte correto de resíduos e o encaminhamento para reutilização e reciclagem. A iluminação da área também foi previamente pensada e provém de painéis fotovoltaicos, gerando energia renovável para o consumo.

Além disso, o espaço colocará em prática a continua proposta da Seas de incentivar a Educação Ambiental – e dela colher bons frutos para todos. Neste sentido, receberá grupos escolares, semanalmente, para conhecerem a exposição e realizarem atividades diferenciadas. Até o momento, 18 escolas já estão agendadas.

O ECoS estará aberto ao público a partir do dia 7 de junho. O funcionamento será de sexta à domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.