Notícias |25.05.2019

Seas e Inea participam de abertura do III Encontro do Observatório Florestal nessa sexta (24)Evento realizado no Museu do Amanhã continua na próxima segunda (27), com atividade prática em Cachoeira de Macacu

A secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Inea, Claudio Dutra, participaram da abertura do III Encontro do Observatório Florestal Fluminense, no Museu do Amanhã, nessa sexta-feira (24). O evento reuniu centenas de técnicos e especialistas ambientais.

Na edição desse ano, o tema central é “Experiências e aprendizados na restauração florestal do estado do Rio de Janeiro”. Ana Lúcia elogiou a organização do evento, sobretudo com relação ao empenho do Inea para a sua realização, e falou sobre as iniciativas da Seas para implementar a Carteira de Restauração Florestal do estado.

“Esta carteira engloba os recursos advindos dos TCRFs – Termos de Compromisso de Restauração Florestal, que é um mecanismo financeiro de compensação que vem potencializar a restauração florestal no estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Santoro.

Já, o presidente do Inea, Claudio Dutra, endossou a necessidade de ampliar a arrecadação do estado para dar continuidade a novos e antigos projetos do órgão estadual ambiental. Dutra enumerou as unidades de conservação existentes no estado (que hoje chegam a 37) e citou que em recente vistoria realizada em algumas delas, se surpreendeu com o que viu.

“Estive nos parques estaduais do Cunhambebe, Três Picos e na Serra da Tiririca e saí de lá com a certeza de que ainda temos muito a fazer pelas nossas florestas. Nos últimos anos, o Governo do Estado parou e, à essa nova gestão, coube o desafio de lançar novos produtos, serviços e projetos para aumentar a arrecadação e, assim, manter os trabalhos ativos. Hoje já existe até rubrica do Fundo da Mata Atlântica, por meio da qual é possível receber doações para aproveitamento das ações em nossas florestas.

No evento, foi lançado o Manual de Procedimentos para o Monitoramento e Avaliação de Áreas em Restauração Florestal no estado do Rio de Janeiro. A publicação traz informações sobre a Resolução nº 143/2017, que instituiu o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação da Restauração Florestal, além de esclarecer como será o acompanhamento das ações de reflorestamento.

Na próxima segunda (27/5), o III Encontro do Observatório Florestal Fluminense continua, com atividade prática na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. A ação consistirá na aplicação da metodologia estabelecida pela Resolução nº 143/2017, em uma das áreas restauradas da reserva. As duas primeiras edições do encontro foram realizadas em 2015 e 2018.

Serviço:
Quando: 2ª Feira (27/05); às 9h30
Onde: Reserva Ecológica de Guapiaçu, 428, Rod. João Goulart, 2 – Funchal, Cachoeiras de Macacu

Fotos: Matheus Carvalho