Notícias |26.02.2021

SEAS e Inea realizam Workshop sobre as Reservas Particulares de Patrimônio Natural do Estado do Estado do Rio de Janeiro

Na última quinta-feira (25/2), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram o Workshop: Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi despertar o interesse da sociedade sobre o assunto discutindo pautas atuais.

O evento contou com a presença do presidente do Inea, Philipe Campello, João Eustáquio Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Andrei Veiga, Gerente Geral das Unidades de Conservação e especialistas para tratar de pautas como PSA, Restauração Florestal, Turismo e Plano de Negócios.

Com um público de mais de 1.500 participantes diversificados, o workshop reuniu setores variados como proprietários, estudantes, especialistas e sociedade de modo geral, provocando debates e compartilhamento de experiências.

A programação do primeiro bloco contou com a entrega de placas de sinalização para duas RPPNs de Santa Maria Madalena e entrega de planos de manejo para outras oito RPPNs. Considerado um ponto alto do evento para o biólogo e chefe do Núcleo de RPPNs do Inea, Eduardo Lardosa. “A entrega dos planos de manejo foi um dos pontos altos do evento, que ofereceu a divulgação dos planos de manejo realizados pela equipe do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, da SEAS e Inea. Atualmente, já foram 14 planos de manejo aprovados”.

Em seguida, aconteceu o debate sobre contribuições para restauração florestal em RPPNs no Estado do Rio de Janeiro com o biólogo e a geógrafa do Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Henrique Seixas e Evelyn Castro. O segundo bloco deu início ao debate sobre “Política nacional de pagamentos por serviços ambientais (PNPSA): O que isso significa para a agenda de RPPNs no Brasil?” seguido de um exemplo prático de aplicação, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto em São Paulo, liderado pela advogada e coordenadora executiva do Projeto RPPN/Inea/ITPA, Roberta Guagliardi e o diretor da BVRio, Beto Mesquita.

Ao final da programação, aconteceram debates sobre “Turismo como fonte de renda para RPPN”, “Plano de Negócio: integrando propriedade rural e RPPN”, “PSA para RPPNs: uma realidade no município de Rio Claro” e “A importância do PSA para manutenção das reservas” que proporcionaram aos proprietários entenderem mais sobre o assunto para conseguir uma melhor gestão das suas reservas.