Notícias |23.02.2021

Seas e Inea retomam atividades de monitoramento do Olho no VerdeProjeto visa combater o desmatamento ilegal no estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) retomou em janeiro o projeto Olho no Verde, que monitora via satélite possíveis desmatamentos dos remanescentes florestais no estado do Rio de Janeiro. Capaz de detectar até mesmo um corte de árvore, a iniciativa revolucionou a forma de se proteger a Mata Atlântica fluminense.

O Olho no Verde colabora desde 2016 com a gestão ambiental integrada por meio do monitoramento de área equivalente a cerca de mil campos de futebol de cobertura verde no estado. O objetivo é verificar e fornecer informações estratégicas para subsidiar e orientar o combate ao desmatamento ilegal no estado do Rio de Janeiro. A partir de informações obtidas pelo sistema de satélites, desde o início do projeto foram realizadas mais de 1,3 mil vistorias em áreas que totalizam quase 4,9 mil m².

O Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, destaca a importância e pioneirismo do Projeto Olho no Verde.

“O projeto construiu, pela primeira vez no estado, um banco de dados espacial único, com o histórico de vistorias e resultados de todas as equipes participantes. Através dele é possível entender o perfil do desmatamento fluminense e combater novos casos”, explica Pampolha.

Os técnicos da Seas e do Inea recebem quinzenalmente os dados em sala de situação, onde ocorre validação minuciosa. Em seguida, as informações são encaminhadas para as equipes de fiscalização dos órgãos ambientais estaduais, que realizam operações em campo. Além da imagem do antes e do depois da área desmatada, os alertas também fornecem informações úteis para as atividades de campo como a precisão da localidade, a melhor rota para acesso, entre outras.

As ações de fiscalização envolvem a Seas, por meio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, o Inea, por meio das superintendências regionais, das equipes das unidades de conservação estaduais e da Coordenadoria Geral de Fiscalização; além do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Foto: Germano Woehl Jr.