Notícias |25.05.2022

Seas inaugura Agência de Coleta Seletiva no Santuário da PenhaLocal funcionará para recebimento e triagem de resíduos sólidos recicláveis

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com a Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj) e com a Plastic Bank, inaugurou, nesta terça-feira (24/5), a Agência de Coleta Seletiva do Santuário da Penha, na Zona Norte da capital. Além de funcionar como local de recebimento e triagem dos materiais recicláveis, a iniciativa adotará a ECCOS, moeda social que permite a troca de resíduos por créditos que podem ser convertidos em compras de produtos na rede de comércio credenciada.

Localizada na subida do Santuário da Penha, a agência auxiliará no fomento e no fortalecimento da cadeia produtiva de reciclagem na região. O evento de lançamento acontece em meio às comemorações do Mês Mundial da Reciclagem e da Semana Laudato Sí, encíclica papal que tem por objetivo a conscientização pelo cuidado com o planeta e pelas mudanças emergenciais que os povos precisam ter com relação à crise climática.

“Tudo precisa partir da educação, da conscientização de que a reciclagem e locais como este são necessários para a população. Resíduos não são lixo, são oportunidades. A secretaria continua de portas abertas para parcerias que permitam a abertura de novas agências pelo estado”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

Estiveram presentes também na inauguração a subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, o presidente da Arerj, Edson Freitas e o coordenador do Plasticbank, Anderson Freitas, além de diversos catadores de recicláveis e representantes de entidades parceiras, como a Comlurb.

Cooperativa Rocinha Recicla começa a operar

Já na semana passada, a Seas inaugurou a cooperativa Rocinha Recicla, centro de reciclagem que irá gerar renda para moradores e diminuir o impacto ambiental na comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além disso, um novo projeto está em trâmite na pasta ambiental para viabilizar o novo Polo de Reciclagem. A construção, que deve acontecer em terreno localizado em São Conrado, irá estabelecer um ponto de encontro e de trabalho para os catadores locais, além de ser um centro de recepção de resíduos de outras fontes, com capacidade de triagem, prensagem e estocagem.