Notícias |14.06.2019

Seas, Inea, Transpetro e Prefeitura de Angra dos Reis firmam convênio para obra de esgotamento sanitário no bairro MonsuabaA intervenção representa investimento de R$ 8,2 milhões na localidade

Nesta quinta-feira (13/6), a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, e a Transpetro firmaram convênio para viabilizar obras complementares de esgotamento sanitário no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis, no sul fluminense. O investimento será de R$ 8,2 milhões, beneficiando mais de oito mil pessoas.

As obras incluem a recuperação e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto existente, implantação de 17 quilômetros de novas redes coletoras e a construção de três elevatórias. As intervenções, que serão executadas pela prefeitura, irão contribuir para a recuperação ambiental da Praia de Monsuaba.

Após a assinatura do convênio, a secretária Ana Lúcia entregou ao prefeito o “cheque verde” com o valor a ser investido no saneamento básico da região. A iniciativa simboliza o empenho do Governo do Estado em viabilizar ações que visem assegurar a recuperação ambiental do município, garantindo melhoria na qualidade de vida da população.

Para a secretária Ana Lúcia Santoro, foi motivo de orgulho celebrar um investimento tão bem aplicado. “Investir em saneamento básico é fundamental, não só para a recuperação ambiental, especialmente em áreas urbanas, mas também para qualidade de vida da população”, disse Ana Lúcia Santoro.

Claudio Dutra ressaltou que o saneamento básico representa mais saúde para as pessoas. “A preocupação com o saneamento é importante porque isso impacta diretamente na saúde das pessoas. Por isso, quero agradecer a todos que se esforçaram para que este convênio pudesse ser concretizado”, ressaltou Dutra.

O investimento é fruto de Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Transpetro e o Inea, em 2016, como parte dos projetos de interesse socioambientais previstos, após a empresa receber uma multa por acidente ambiental no Terminal da Baía de Ilha Grande. Por esse motivo, o montante foi revertido em benefício à região de Angra dos Reis.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio o subsecretário executivo, Mauro Farias, e o subsecretário de Saneamento Ambiental, Omar Kirchmeyer.

Fotos: Matheus Carvalho