Notícias |17.01.2020

Secretaria de Estado do Ambiente deflagra operação para combater construções irregulares em área protegida de Araruama

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade  e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram, nesta quinta-feira (16/1), uma operação para coibir crimes ambientais em área  protegida do município de Araruama, na Região dos Lagos. A ação contou com o apoio do 25º Batalhão de Polícia Militar (Cabo Frio) e do Ministério Público Estadual.

A equipe percorreu o bairro Caiçara onde flagrou desmatamento de restinga, um ecossistema da Mata Atlântica,  para  loteamento do solo  na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de  Massambaba. No local, os agentes e os técnicos demoliram duas construções irregulares, fecharam dois poços artesianos ilegais e retiraram o cercamento de 26 lotes irregulares. No momento da operação não havia ninguém no local.

“Estamos trabalhando no  georreferenciamento das invasões para posterior ajuizamento de ação de demolição das construções irregulares habitadas”, destacou o superintendente de Combate aos Crimes Ambientais da secretaria, Fábio Pinho.

Com 9.134 hectares, a APA Estadual de Massambaba abrange partes dos municípios de Araruama, Saquarema e Arraial do Cabo. Foi criada com o objetivo de proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos, responsáveis pelo abrigo de espécies de aves migratórias; de  preservar inúmeros sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas; e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.