Notícias |18.07.2019

Secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e presidente do Inea, Claudio Dutra, entregam sede reformada da Rebio Araras, na Região SerranaEvento faz parte das comemorações pelo 42º aniversário da unidade de conservação

A secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Inea, Claudio Dutra, reinauguraram na manhã desta quarta-feira (17/7), Dia de Proteção das Florestas, a sede reformada da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O evento faz parte das comemorações pelo 42º aniversário da unidade de conservação.

Na solenidade de entrega, a secretária Ana Lúcia Santoro lembrou da importância das unidades de conservação para promover a educação ambiental no estado e para a preservação da biodiversidade.

“Para avançar na questão ambiental, é necessário o engajamento da população. A educação ambiental é um trabalho que efetivamente trará ganhos para o futuro, por isso, precisamos fortalecê-la, de maneira estratégica, como política pública para avançar na conscientização da população. Neste projeto, as unidades de conservação são importantes difusoras de educação ambiental”, destacou Santoro.

A sede da reserva passou por sua primeira reforma, o que incluiu melhorias no centro administrativo, alojamento (que é destinado aos guarda-parques e pesquisadores) e nas instalações hidráulicas e elétricas, passando a contar com um auditório. Os investimentos foram do Fundo da Mata Atlântica (FMA).

“Hoje entregamos esse patrimônio, que não é do Inea, nem da secretaria, mas é da população. No Dia de Proteção das Florestas, é importante mostrar que esse espaço é para a população usufruir e conhecer sobre a importância da preservação ambiental”, pontuou o presidente do Inea, Claudio Dutra.

Também participaram do evento a gestora da unidade, Isabela Bernardes; o superintendente regional do Piabanha, do Inea, Edmardo Campbell; o presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis, Maurinho Branco, que representou o prefeito da cidade Bernardo Rossi; o assessor do Governo do Estado, Bernardo Santoro, além de lideranças do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Unidade de Policiamento Ambiental, Força Aérea, ICMBio, entre outros órgãos.

“A reserva foi criada em 1977, ampliada em 2010, e possui uma consolidada história de proteção à Mata Atlântica, nos munícipios de Petrópolis e Miguel Pereira, sendo abrigo para inúmeras espécies da fauna e da flora. Além disso, a Rebio Araras também protege, aproximadamente, 110 nascentes e 100 quilômetros de corpos hídricos, exercendo um papel importante para a segurança hídrica da região”, ressaltou a gestora Isabela Bernardes, em sua fala de agradecimento.

Com 3.862 hectares de área, a Rebio Araras abrange partes dos municípios de Petrópolis e de Miguel Pereira. A unidade de conservação está incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Nas reservas biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.