Notícias |07.06.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade apoia a implantação do Parque Natural Municipal do Livramento, em CarmoPedra fundamental do parque foi lançada nesta sexta (7) pela secretária Ana Lúcia Santoro, com a presença de autoridades locais

A secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o subsecretário executivo, Mauro Farias, junto ao prefeito do Carmo, Paulo César Ladeira, lançaram a pedra fundamental do Parque Natural Municipal do Livramento, em Carmo, na região serrana do estado, nesta sexta-feira (7).

Na ocasião, a secretária de estado também entregou ao presidente da associação agroecológica do Carmo, Manoel dos Santos Teixeira, a chave da primeira viatura para monitoramento do parque.

Outras autoridades presentes foram: os secretários municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ronaldo Ribeiro e de Cultura, Wesley Vieira Muniz, o comandante da Guarda Ambiental, Aluízio Passos, o capitão do Corpo de Bombeiros, Rubens Portes, além de vereadores locais e agricultores familiares.

Com 193,2 hectares, o local visa reforçar o potencial do turismo sustentável da área, além de fomentar a preservação do patrimônio natural. A estrutura da unidade de conservação será implantada com recursos do Fundo da Mata Atlântica (FMA). Gerido pela Seas, o FMA é um mecanismo operacional e financeiro que torna mais eficaz a aplicação de investimentos oriundos da Compensação Ambiental.

Com modelo único no Brasil, o fundo possibilita a gestão e a execução de recursos destinados à conservação da biodiversidade do estado do Rio de Janeiro, com maior celeridade e transparência na proteção e recuperação desse importante bioma brasileiro.