Notícias |24.11.2020

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, através do Inea, instala ecobarreira no Rio Anil, em JacarepaguáA estimativa é que com as três operações de ecobarreiras sejam retidas mais de 300 toneladas de lixo por mês

O Governador em exercício Cláudio Castro, o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade e a equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, nesta terça-feira (24/11), a operação das ecobarreiras instaladas nos Rios Arroio Pavuna e Pavuninha que deságuam no sistema lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. As estruturas foram instaladas na foz desses corpos hídricos com o objetivo de reter as plantas aquáticas e resíduos sólidos flutuantes, impedindo que cheguem à praia da Barra da Tijuca.

“A pauta ambiental é prioridade para nós. A gente sabe que olhando para o meio ambiente, o que fizemos hoje ainda é pouco, é uma primeira ação, mas é o começo de um tempo de respeito ao ambiente e de demonstrar que desenvolvimento econômico e sustentável devem caminhar lado a lado”, destaca o governador em exercício Cláudio Castro.

Além dessa atividade, também foi instalada uma ecobarreira no Rio Anil. A estimativa é de que as três barreiras consigam reter mais de 300 toneladas de lixo por mês. “Só no Rio Anil a nova ecobarreira que instalamos vai reter mais de cem toneladas de lixo que chega no Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá. Um grande ganho para a população e para o meio ambiente”, afirma o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha.