Notícias |05.09.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade deflagra ação para coibir crimes ambientais em Bom Jardim, na Região Serrana do RioAção resultou na detenção de cinco infratores ambientais e nas apreensões de maquinário e de caminhões

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deflagraram, nesta quarta-feira (4/9), operação para reprimir crimes ambientais no município de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio. A ação contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e foi deflagrada a partir de denúncias.

A equipe vistoriou a Faixa Marginal de Proteção do Rio Grande e flagrou supressão ilegal de vegetação, aterramento de parte das margens desse corpo hídrico e movimentação irregular de solo, sem o devido licenciamento ambiental.

Duas máquinas e três caminhões foram apreendidos e cinco pessoas foram detidas e conduzidas para a 158ª Delegacia de Polícia (Bom Jardim), onde prestaram esclarecimentos. Elas serão multadas e responderão por crime ambiental, conforme a Lei Federal 9.605/1998.

A região é monitorada pelo Programa Olho no Verde, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, que visa combater o desmatamento ilegal, por meio da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais.

Ao identificar o desmatamento, alertas são emitidos para a fiscalização por meio de uma plataforma online.