Notícias |15.10.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea apresentam novas iniciativas em prol da segurança hídrica fluminenseO objetivo é garantir água em quantidade e qualidade para a população

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentaram na última quinta-feira (14/10), na sede dos órgãos no centro do Rio, duas iniciativas que buscam aumentar a segurança hídrica no Rio de Janeiro. Na ocasião, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, assinou o contrato que viabiliza os estudos para o desenvolvimento do Plano Estadual de Segurança Hídrica (Peshi) e lançou seu portfólio de investimentos. 

O foco dos novos programas e projetos está em garantir a constância e a qualidade do abastecimento da população fluminense.

“Nós, da Seas e do Inea, somos os responsáveis por garantir a qualidade ambiental do Rio de Janeiro e vamos fazer de tudo para que a gente consiga ter êxito. A gente precisa recuperar o tempo perdido. Isso só vai ser feito com ações como essas. A água de qualidade é um catalisador de investimentos”, afirmou Pampolha.

“A gente vem dando total prioridade para os problemas de segurança hídrica. A gente estudou vários caminhos, buscou os mais eficientes para resolver essas questões. Hoje iniciamos um plano que vai permitir que deixemos um legado para o Estado do Rio de Janeiro no âmbito da segurança hídrica”, acrescentou a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti.

O evento contou com a presença do presidente do Inea, Philipe Campello, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França e do presidente da Cedae, Leonardo Soares.

Portfólio de investimentos

No evento ocorreu o lançamento do portfólio de investimentos do Programa Estadual de Segurança Hídrica. 

Contendo as ações, projetos e programas a serem implantados no Estado do Rio de Janeiro e com o intuito de aumentar a segurança hídrica, o portfólio não se limita às ações geridas e executadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Iniciativas dos demais entes públicos, da iniciativa privada, do terceiro setor, da sociedade civil e dos colegiados de recursos hídricos também estão inclusos. 

O portfólio é dinâmico e será atualizado periodicamente de acordo com o seu desenvolvimento, com novas ações realizadas e com a participação de novos projetos e parceiros. 

Até o momento, 48 ações fazem parte do portfólio e o valor de investimento é de 4,9 bilhões de reais.