Notícias |08.02.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea iniciam desassoreamento dos Rios Iguá e Tambutaí em Itaboraí

Através do programa Limpa Rio, Itaboraí, município fluminense localizado no entorno da Baía de Guanabara, será beneficiado com a limpeza e o desassoreamento de seus recursos hídricos. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciam as intervenções na última sexta-feira (5/2), em trecho de cinco km do Rio Iguá e de três km no Rio Tambutaí. A expectativa é retirar cerca de 91 mil metros cúbicos de sedimentos desses corpos hídricos para destinação ambiental adequada.

“Estamos atuando de forma preventiva através do programa Limpa Rio. Nosso objetivo é trabalhar para evitar as enchentes que trazem prejuízos ao meio ambiente e colocam a população em risco. Mas é sempre importante lembrar que é fundamental que cada um faça a sua parte e não polua os rios”, explica o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A iniciativa tem por objetivo melhorar o escoamento desses rios, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos.

Desde o início do ano, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em mais de 20 corpos hídricos (contando com os rios Iguá e Tambutaí) de 13 cidades: Seropédica, Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Japeri, Rio de Janeiro (Bangu), Itaguaí, Rio Bonito, São Gonçalo, Itaboraí, Quissamã, Três Rios e Belford Roxo. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.

Foto: Rafael Oliveira

Em destaque