Notícias |17.03.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promovem demolição de área de lazer em área preservadaOperação foi realizada dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói

Nesta sexta-feira (17/3), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram uma operação para demolição de área de lazer construída ilegalmente dentro de área preservada do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. A ação contou com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar, do Comando de Polícia Ambiental e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Durante a operação foram demolidas uma edícula de aproximadamente 90 m² e um campo de futebol. A estrutura encontrada no local, que também conta com banheira externa, campo de futebol e área para churrasco, indica que é uma construção de alto padrão feita de forma irregular dentro de área protegida.

“Não admitiremos qualquer violação com relação aos patrimônios ambientais fluminenses e, para uma fiscalização efetiva, contamos com uma equipe altamente preparada e comprometida com o nosso estado”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Um indivíduo que se apresentou como caseiro do local foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a ocorrência foi devidamente registrada.

Os órgãos ambientais estaduais ressaltam que o local, após essas construções irregulares, é possível foco de vetores de doenças, por ter água parada em diversos pontos. A construção está localizada em faixa marginal de proteção da Lagoa de Itaipu.

Sobre a unidade de conservação

Criado em 1991, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) é a primeira unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários. Com cerca de 3.500 hectares, está situado nos municípios de Niterói e Maricá com trilhas e atrativos diversos. O Peset recebe visitantes durante todo o ano, sendo uma importante área conservada em perímetro urbano.