Notícias |05.06.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promovem visita técnica em Cachoeiras de MacacuNa Região Serrana, servidores visitaram área de restauração florestal promovida pelo programa estadual Florestas do Amanhã

Na última terça-feira (30/5), a equipe da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram uma visita técnica no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana Fluminense. Os servidores dos órgãos ambientais percorreram uma área de restauração florestal promovida pelo programa estadual Florestas do Amanhã na Fazenda do Carmo, propriedade privada parceira da iniciativa.

“A Mata Atlântica é o principal bioma do Estado do Rio de Janeiro, sendo abrigo de uma biodiversidade singular. O Governo do Estado, por meio dos órgãos ambientais estaduais, não medirá esforços para contribuir com a efetiva preservação dessa imensidão verde que abraça o nosso território”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o programa Florestas do Amanhã foi criado para reflorestar o território do Rio de Janeiro com espécies nativas, a fim de assegurar a manutenção das encostas e dos recursos hídricos, além de promover o desenvolvimento sustentável. Até 2050, a iniciativa se compromete em aumentar a área florestal de Mata Atlântica no estado em 10%, o que representa mais de 440 mil hectares.

“Aqui, na Fazenda do Carmo, temos um exemplo da primeira fase do Florestas do Amanhã, sendo uma área particular cedida para a restauração florestal. São cerca de 24 hectares de plantio, que vai até a área limítrofe da Reserva Ecológica de Guapiaçu e do Parque Estadual dos Três Picos, formando um mosaico, com a ideia de recuperar a Mata Atlântica”, explicou o superintendente de Mudanças do Clima e Florestas da Seas, Telmo Borges, durante a visita no local.

No mesmo dia, os técnicos também realizaram uma visita na Reserva de Patrimônio Particular Natural (RPPN) Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), onde foi possível conhecer mais sobre o projeto de reintrodução e monitoramento de antas (Tapirus terrestris) na região.

As visitas integraram a programação do evento “Somos Todos Mata Atlântica”, promovido pela Seas e pelo Inea na cidade da Região Serrana, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica do último 27/5. A ideia foi proporcionar uma imersão nas diversas iniciativas do estado em prol da efetiva preservação do principal bioma fluminense.