Notícias |13.01.2022

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea realizam ações em São João da Barra para melhorar escoamento da água em período de cheia do Rio Paraíba do Sul

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, nesta quinta-feira (13/1), a abertura das barras Equipari e da Lagoa do Açu e o desassoreamento de trecho do Canal de São Bento, na divisa entre os municípios de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra, no Norte Fluminense. As intervenções permitirão melhorar o escoamento da água do Rio Paraíba do Sul, principalmente no período de fortes chuvas, de forma a minimizar inundações decorrentes do seu transbordamento. O Inea também fará o manejo das comportas do terminal pesqueiro desse município a fim de assegurar a drenagem da água mais rapidamente.

Estas foram algumas das medidas definidas pelo Governo do Estado após uma vistoria realizada, nesta manhã, pelo governador Claudio Castro, pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, pelo presidente do Inea, Philipe Campello, além da equipe técnica do órgão ambiental estadual, dentre outros representantes do poder público em trecho de Barcelos, em São João da Barra. A área foi afetada por uma inundação provocada pelo rompimento do dique de Barcelos devido à cheia do Rio Paraíba do Sul. A estrutura não conseguiu conter a força da água e acabou cedendo: a água inundou trecho da rodovia BR-356 que corta o município supracitado.

Já as Prefeituras de São João da Barra e de Campos, com o apoio da Associação dos Produtores de Cana de Açúcar, farão a retirada mecânica de vegetação que cobre parte do Canal de São Bento. O objetivo é melhorar a drenagem da água. Por determinação do Governador, foi criada uma comissão formada por representantes do poder público, dentre eles o Inea, para acompanhar a implementação das ações.

Ao vistoriar o trecho inundado, percorrendo a área alagada, o secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, destacou a importância das ações para a região: “Vamos trabalhar intensamente nesta localidade para garantir a segurança e o bem estar da população local”, afirmou ele.

“Para executarmos a abertura do Canal da Lagoa do Açu, o Inea definiu condicionantes que a administração municipal terá de cumprir após a realização dessa intervenção. É importante unirmos esforços para que esse trabalho seja bem sucedido”, destacou o superintendente do Baixo Paraíba do Inea, Eduardo Crespo.