Notícias |29.12.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea se mobilizam na limpeza de praias de Cabo Frio As ações ocorrem em apoio à prefeitura

A madrugada e a manhã de hoje (29/12) foram de trabalho intenso de cerca de 80 servidores da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a limpeza de praias em Cabo Frio. Os dois períodos seguidos de mutirão ajudaram a prefeitura a garantir o lazer de centenas de visitantes e banhistas que chegam à região turística.

Na madrugada, técnicos e guarda-parques dos órgãos ambientais estaduais utilizaram maquinário pesado para a retirada de plantas aquáticas acumuladas nas areias das praias do Peró e das Conchas, ação esta que vai se estender às praias Rasa e de Tamoios na madrugada de hoje para amanhã.

Todas as ações partem da determinação do governador Wilson Witzel de os órgãos ambientais estaduais colaborarem com as prefeituras na limpeza de praias impactadas pela chegada de plantas aquáticas, além de atuar na contenção da vegetação.

“O trabalho à noite teve uma efetividade grande. Hoje realizamos a manutenção e amanhã faremos sobrevoo para verificar o fechamento da barra da Lagoa do Paulista e monitorar o movimento da vegetação no mar e a situação da orla”, acrescenta o presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz. O sobrevoo pela costa da Região dos Lagos será realizado pelo presidente do instituto, pelo secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, e pelo subsecretário de Saneamento Ambiental, Marcelo Delaroli, às 9h.

Participaram da ação de hoje o presidente do Inea, o subsecretário de Saneamento Ambiental, o superintendente de Combate aos Crimes Ambientais da Seas, Fábio Pinho, Marcelo Delaroli, e o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flavio Moreira.