Notícias |20.12.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea se mobilizam para a retirada de gigogas em praias de Cabo FrioCerca de 50 técnicos e guarda-parques dos órgãos ambientais estaduais participaram do mutirão

Nesta sexta-feira (20/12), o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, convocou uma força-tarefa para atuar em um mutirão de limpeza nas praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, que estão tomadas por gigogas. Para a ação, foram mobilizadas cerca de 50 pessoas, entre guarda-parques e técnicos da pasta ambiental fluminense e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que trabalham desde o início da manhã.

O mutirão de limpeza foi convocado pela coordenação do Projeto Bandeira Azul para ajudar a Prefeitura de Cabo Frio na remoção das plantas aquáticas. O subsecretário de Saneamento da secretaria, Marcelo Delaroli; o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Marcelo Morel; o diretor de Pós-Licença, Daniel Frederico Ambires; e o superintendente de Lagos São João, Gilmar Rocha de Magalhães, estão no local ajudando no recolhimento das plantas aquáticas.

A presença de gigogas nas praias do Peró, que conquistou a Bandeira Azul este ano, e das Conchas, deve-se à abertura da barra das lagoas do Paulista e de Carapebus, que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado em Macaé. Por conta disso, as plantas aquáticas presentes nesses dois ecossistemas foram levadas pelas correntes marítimas para as praias de Cabo Frio.

O subsecretário Marcelo Delaroli ressaltou a importância de unir esforços para resolver a questão:

“Por orientação do secretário, mobilizamos as equipes e vamos trabalhar até a remoção de toda essa vegetação. Estamos atuando nestas duas praias e já desloquei uma equipe para ajudar na limpeza da praia de Tucuns, em Búzios”, ressaltou.

As equipes prosseguem atuando na limpeza. Desde o início da manhã, já foram retirados cerca de 20 caminhões repletos de gigogas.