Notícias |22.12.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea se mobilizam para fechar aberturas nas lagoas de Carapebus e do PaulistaForça-tarefa dos órgãos ambientais estaduais continuam trabalhando em mutirões de limpeza e na contenção de plantas aquáticas para as praias da Região dos Lagos

Neste domingo (22/12), cerca de cem pessoas, entre técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Prefeitura de Carapebus, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Comando de Policia Ambiental, estão no Parque Nacional de Jurubatiba. A equipe trabalha no fechamento das aberturas das lagoas de Carapebus e do Paulista com o objetivo de impedir que o extravasamento das plantas aquáticas presentes nesses ecossistemas para as praias da Região dos Lagos.

De acordo com o ICMBio, foram feitas aberturas na barra da Lagoa de Carapebus e outra na barra da Lagoa do Paulista, sendo a última realizada de forma irregular.

O subsecretário de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Marcelo Delaroli, voltou a reiterar que haverá investigação para apontar os responsáveis pelas práticas ilegais. No sábado, Delaroli sobrevoou o local e presenciou grande possibilidade de crime ambiental.

Desde sexta-feira (20/12) os órgãos ambientais estaduais acompanham o caso e colaboram em mutirões de limpeza de praias da Região do Lagos. Equipes da SEAS e do Inea prosseguirão nas praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, que ainda estão tomadas por gigogas. O serviço será realizado durante a noite.