Notícias |24.05.2019

Secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Inea visitam Arraial do Cabo, município afetado pelas chuvas

A secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, acompanharam, nesta quinta-feira (23/5), o governador Wilson Witzel, em uma visita ao município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Eles se reuniram com os prefeitos de Arraial do Cabo, Renato Vianna; de Búzios, Henrique Gomes; de Iguaba Grande, Balliester Werneck; de Saquarema, Manoela Peres; de Araruama, Lívia Soares; de Cabo Frio, Adriano Moreno; e de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, para tratar, dentre outros assuntos, das demandas das cidades atingidas pelas fortes chuvas.

Na reunião, as autoridades falaram sobre o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Inea e do Departamento de Recursos Minerais (DRM) à situação de emergência enfrentada pelos municípios da região.

Ana Lúcia Santoro e Claudio Dutra mobilizaram os técnicos e maquinário para ajudar essas cidades. O órgão ambiental estadual enviou a Arraial do Cabo uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, para auxiliar na desobstrução de rios, e duas pick-ups para otimizar a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Também nessa mesma cidade equipes de geólogos do Núcleo de Análise e Diagnósticos de Escorregamentos do DRM avaliaram quatro áreas de encostas, quanto ao processo geológico, delimitaram áreas em risco e orientaram agentes públicos sobre as ações necessárias para a mitigação do risco.

Guarda-parques do Inea atuaram em sinergia com as prefeituras, prestando serviços voluntários à logística e de solidariedade no acolhimento dos moradores afetados pelo temporal.

Durante a reunião, também foram abordadas a retomada do Programa Limpa Rio, iniciativa que visa a limpeza e o desassoreamento de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, e a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama.