Notícias |11.07.2019

Na quinta-feira (11/7), alicerces de duas construções irregulares foram demolidos em uma operação deflagrada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, em área protegida de Guaratiba, na zona oeste da cidade. A ação contou com o apoio do Comando de Operações Especiais da Secretaria de Estado de Polícia Militar.

Na área de abrangência da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, os agentes encontraram construções inacabadas. No momento da ação, não havia ninguém no local. O proprietário já havia sido notificado pelo Inea sobre a ilegalidade, mas descumpriu a determinação.

Com 3.360 hectares, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba está localizada no bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade do Rio. Foi criada com o objetivo de preservar remanescente de manguezal da Região Metropolitana, associado à Baía de Sepetiba. Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e prevenção de inundações.