Notícias |26.02.2021

Seas lança Programa Estadual de Segurança Hídrica O programa também vai reunir ações e projetos de iniciativa dos setores público, privado, da sociedade civil e dos colegiados de recursos hídrico

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) lançou dia 26/2, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, o Programa Estadual de Segurança Hídrica. A iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de água, garantir a conservação das fontes de água, reduzir riscos de secas, inundações e acidentes ambientais.

Licenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a obra do túnel da Light vai interligar os reservatórios de Vigário, no alto da Serra das Araras, e Ponte Coberta, em Piraí. “A ideia é o Estado juntar forças com a sociedade civil e a iniciativa privada para melhorar a oferta hídrica, além de auxiliar na captação e sinergia de recursos para a realização dos projetos” ressalta o governador em exercício, Cláudio Castro. A obra já faz parte do catálogo de projetos do PROSEGH.

O planejamento tem previsão de ações voltadas para segurança hídrica para os próximos 22 anos. Além disso, um grupo técnico interinstitucional permanente vai acompanhar a segurança hídrica da região do Guandu. A equipe vai acompanhar, discutir e propor ações preventivas e mitigadoras em relação à qualidade da água. O programa também vai reunir ações e projetos de iniciativa dos setores público, privado, da sociedade civil e dos colegiados de recursos hídricos.

A intervenção é realizada pela Light para ampliar a segurança na geração de energia elétrica distribuída a 31 municípios da Região Metropolitana. “Hoje, há uma vulnerabilidade dos sistemas hídricos em decorrência de diversos fatores, agravados pelas mudanças climáticas. É preciso ainda conter a poluição dos rios que chegam na tomada d’água da ETA Guandu, que abastece cerca de 10 milhões de pessoas da Região Metropolitana” afirma o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.