Notícias |04.07.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade participa de inauguração de usina que transforma biogás em combustível, em SeropédicaO subsecretário executivo da Seas, Mauro Farias, e o governador em exercício, Cláudio Castro, participaram de evento nesta quinta-feira

No início da tarde desta quinta-feira (4/7), o governador em exercício, Cláudio Castro, e o subsecretário executivo de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Farias, participaram da inauguração da nova usina de produção de combustível do estado. O empreendimento, que transforma biogás (gás extraído do lixo) em combustível para a indústria e para automóveis, está localizado no Centro de Tratamento de Resíduos (Ciclus), em Seropédica, e é operado pela empresa Gás Verde S.A.

Para o subsecretário Mauro Farias, a usina é importante para o estado pela questão ambiental e pela geração de emprego e renda. “A Seas defende que o estado precisa se desenvolver de maneira sustentável. Como órgão ambiental, somos viabilizadores neste processo. É em momentos como este que reconhecemos a importância do esforço de nossos técnicos, que resulta na geração de emprego para a população”, comemorou Farias.

O governador em exercício, Cláudio Castro, destacou o crescimento do estado e a atração de investimentos para o Rio de Janeiro como prioridades do governo, além de destacar o empenho do Inea na redução de passivos de licenciamento ambiental como incentivo para novos negócios.

“Pegamos um estado defasado. E questões operacionais e administrativas podem se tornar entraves para o crescimento. Ouvir que mais de oito mil processos estavam pendurados no Inea e estão sendo liberados indica que estamos no caminho certo”, pontuou Castro.

Também participaram do evento de inauguração os diretores de licenciamento do Inea, Alexandre Cruz, e de pós-licença do Inea, Sérgio Câmara; o presidente do conselho da Gás Verde, Manoel Avelino; o vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da Ternium, Pedro Teixeira; o diretor de operações da Neogás, Ricardo Neumayer; o superintendente de Óleo e Gás da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, representando o secretário Lucas Tristão, Bernardo Sarreta; e o presidente da Comlurb, Tarquínio Prisco.

A usina nasce com capacidade para produzir 200 mil m³ por dia – volume suficiente para, por exemplo, abastecer cerca de 13 mil carros ou 50 postos diariamente. E a previsão é que em plena operação, a usina fabricará 73 milhões de m³ por ano de Gás Natural Renovável (GNR), tornando-se uma das maiores produtoras do mundo.