Notícias |09.06.2021

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e Inea celebram parceria com BioParque para a preservação de espécies da Mata Atlântica

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, anunciou parceria com o Grupo Cataratas, responsável pela gestão do BioParque. Através do acordo, os órgãos trabalharão em conjunto para a conservação dos animais silvestres e da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro.

A ideia é unir esforços para evitar a extinção de espécies ameaçadas e a trabalhar na restauração de ecossistemas em risco ou destruídos. A parceria será focada na preservação e conservação de espécies-chave da Mata Atlântica. O BioParque vai auxiliar na triagem, reabilitação das espécies e fornecer mão de obra técnica para avaliar os animais e depois reintroduzi-los à natureza.

“Estamos muito animados com essa parceria. Através dela vamos poder desenvolver um trabalho de banco genético, manejo de cativeiro entre outras iniciativas. Isso é fundamental para a preservação e conservação da biodiversidade fluminense”, explica o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A agenda marca as celebrações da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Os órgãos ambientais têm realizado uma programação intensa que vai durar todo o mês de junho, entre as atividades estão: webinares, palestras, plantios de mudas, ações nos Parques Estaduais. Para saber mais acompanhe nossos sites e redes sociais.

Fotos: Fabiano Veneza