Notícias |04.08.2020

Secretário Altineu Côrtes entrega maquinário para limpeza de rios e canais em Belford RoxoA recuperação ambiental será executada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea)

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, entregou na manhã de hoje (4/8) à prefeitura de Belford Roxo duas escavadeiras hidráulicas e quatro caminhões que serão utilizados para a limpeza e o desassoreamento de rios e canais da cidade.

Côrtes enfatizou a importância das intervenções de forma contínua realizadas pelo Inea, com equipamentos especializados e mão de obra qualificada. A atividade é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos. “O deputado Marcio Canella e o prefeito Waguinho nos demandaram essa intervenção. Sabemos das dificuldades de Belford Roxo e da Baixada Fluminense e trabalhamos para que a população, no período das chuvas, não sofra com inundações. O desafio é enorme, mas com empenho vamos superar. A entrega de hoje é apenas o início”, afirmou o secretário.

Executada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à pasta fluminense, a iniciativa atualmente beneficia duas milhões de pessoas com a limpeza e o desassoreamento de 38 rios e canais de vários municípios fluminenses. O trabalho começou em novembro de 2019 e prevê a retirada de cerca de 1.800 toneladas de sedimentos de corpos hídricos. Os investimentos são da ordem de R$ 47,7 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Dentre os corpos hídricos contemplados na Baixada Fluminense pelo projeto estão os Rios Queimados e Sarapuí.