Notícias |06.11.2020

Sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea recebe Ponto de Entrega Voluntária para pilhas, baterias e eletroeletrônicos O coletor foi disponibilizado para receber resíduos tanto dos servidores quanto do público em geral.

Para incentivar o descarte ambientalmente adequado de materiais prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, foi instalado na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para pilhas, baterias e eletroeletrônicos na sede dos órgãos ambientais no Centro do Rio.

O coletor da Gestora de Logística Reversa de Eletrônicos Green Eletron foi disponibilizado no térreo do prédio da Avenida Venezuela para receber resíduos tanto dos servidores quanto do público em geral.

A ação visa fomentar a destinação correta e o retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, objetivando o reaproveitamento ou descarte apropriado de resíduos e a preservação ambiental. A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Resolução nº 183 do Inea de Julho de 2019, que dispõe sobre a inexigibilidade de licenciamento ambiental de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de logística reversa no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

O novo PEV é fruto da iniciativa do Grupo de trabalho de Logística Reversa no Âmbito do Licenciamento Ambiental, liderado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental do Inea, e da Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos (Supger) da Subsecretaria de Saneamento Ambiental da Seas.

Confira a lista de resíduos que podem ser depositados no PEV disponível na sede da Seas e do Inea: https://www.greeneletron.org.br/lista-completa

Outros locais

O Manual de Destinação de Resíduos Eletrônicos do Inea, desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), informa onde e como o consumidor pode se desfazer adequadamente desse tipo de resíduo no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na capital. O objetivo é estimular a população a mudar de comportamento e evitar o impacto desses materiais na natureza.

Fotos: Rafael Oliveira