Notícias |29.03.2021

Servidora do Inea recebe prêmio internacional pela conservação e proteção da Mata AtlânticaAtual gestora da APA Macaé de Cima, Denise Rambaldi é reconhecida pelos serviços prestados ao longo de 34 anos de carreira ambiental

Após 34 anos de trabalho pela preservação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, a gestora da Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima e servidora do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Denise Rambaldi, recebeu o prêmio Fred Packard na categoria “Excepcional contribuição na proteção e conservação de áreas protegidas” da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), organização civil e governamental localizada na Suíça.

O prêmio anual reconhece profissionais e organizações ambientais que contribuem para além das expectativas na ampliação, consolidação e conservação de áreas protegidas. A cerimônia de premiação que confere ao vencedor certificado e prêmio em dinheiro foi realizada na quarta-feira (17/3) em Genebra, na Suíça, de forma virtual.

“Este prêmio é uma grande honra e uma oportunidade de renovar meu compromisso com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, esse bioma espetacular que sustenta e confere qualidade à vida de milhões de brasileiros”, afirma Rambaldi.

Dedicação à biodiversidade

A trajetória de Denise Rambaldi no serviço público é marcada por importantes realizações na execução de projetos e construção de políticas de conservação ambiental no território fluminense. A engenheira florestal e especialista em Ciência Ambiental chegou no Inea em 2011, no extinto cargo de vice-presidente do instituto, onde contribuiu para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem o objetivo de identificar, quantificar e qualificar as áreas de proteção privadas do estado, o que estimulou a expansão e criação de unidades de conservação públicas e privadas.

Em 2014, ingressou no quadro efetivo do Inea por meio de concurso público e tornou-se superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). Na pasta, contribuiu com a implantação de uma série de projetos, entre eles o levantamento da flora endêmica do Rio de Janeiro. Ao longo da carreira, passou por cargos de gestão na administração pública municipal, e este ano retornou ao Inea como gestora da APA Macaé de Cima, unidade de conservação estadual de mais de 35 mil hectares localizada no município de Nova Friburgo.

“A todos os colegas com quem convivo na Seas e no Inea: vocês contribuíram diretamente para que eu fosse capaz de agir e de tomar boas decisões, para o meu crescimento profissional e para o meu sucesso. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”, agradece Rambaldi.