Notícias |29.06.2016

Trilha da Pedra do Elefante no Parque Estadual dos Três Picos recebeu cerca de 200 visitantes neste domingo

Cerca de 200 pessoas participaram, neste domingo (26/06), de uma caminhada pela trilha da Pedra do Elefante, no Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atividade marcou a inauguração das melhorias efetuadas nesse acesso, situado no município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

“As melhorias que fizemos na trilha tem a finalidade de oferecer mais conforto e segurança para os visitantes. Além disso, nós estamos construindo uma sede do parque em Teresópolis, o que irá contribuir para fomentar o turismo na região. O empreendimento seguirá conceitos sustentáveis de arquitetura, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

A trilha da Pedra do Elefante é uma das mais procuradas pelos visitantes porque oferece uma vista privilegiada de parte da cidade de Teresópolis e da Serra dos Órgãos, com destaque para o Pico Dedo de Deus. Com nível de dificuldade superior/moderado, o trajeto possui 700 metros de extensão e pode ser percorrido em, aproximadamente, 40 minutos.

“As melhorias feitas na trilha abrangem a instalação de corrimão feito com toras de eucalipto, oriundas de reflorestamento, e degraus feitos com galhos caídos além de uma nova sinalização. É uma trilha bastante procurada”, destacou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

O chefe do Parque dos Três Picos, Ricardo Raposo, agradeceu a presença dos participantes na caminhada que contou com as presenças de guarda-parques, montanhistas e alunos do curso de capacitação de condutores de visitante:

“Para preservar é preciso conhecer e darmos o exemplo. Por isso a ação de educação ambiental aqui também foi importante: um grupo de voluntários recolheu o lixo deixado ao longo do percurso”, ressaltou ele.

O Parque Estadual dos Três Picos foi criado pelo Decreto estadual nº 31.343 de 5/06/2002, possui área total aproximada de 46.350 hectares, abrangendo partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Parque Estadual dos Três Picos terá sede em Teresópolis

A Secretaria de Estado do Ambiente está construindo uma sede do parque em Teresópolis. Os investimentos são de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur RJ).

Com área total de 3.811 metros quadrados, o empreendimento terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores.

As obras, que começaram em maio, contam com mão de obra local: cerca de 80 pessoas da região estão trabalhando na construção da nova sede.O Parque Estadual dos Três Picos possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.