Notícias |05.07.2019

Unidades de conservação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade são reconhecidas pela UNESCO como patrimônio mundialUnidades de conservação da Serra da Bocaina e da Baía da Ilha Grande e Paraty e seu centro histórico, além do valor cultural de povos tradicionais formam sítio misto reconhecido pela Unesco

As belezas naturais e culturais da Serra da Bocaina, de Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ), conquistaram o título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural, reconhecido pela Unesco, nesta sexta (5). O primeiro sítio misto brasileiro ao título foi oficializado e inclui unidades de conservação administradas pelo Inea, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).

O Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) se reuniu nesta manhã, em Baku, Azerbaijão, para avaliar 28 pedidos de sítios mundiais, sendo dois mistos, e os de Paraty e Ilha Grande foram dois dos reconhecidos.

A proposta reconheceu a paisagem exuberante da região, desde o nível do mar até as vegetações de altitude, com mais de 2 mil metros, assim como a biodiversidade da região, preservada no Parque Estadual da Ilha Grande, na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Aventureiro, além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.

“Esse reconhecimento só foi possível graças ao trabalho da Seas, por meio do Inea, na administração das unidades de conservação, que abrigam as riquezas da biodiversidade da Mata Atlântica do nosso estado. As belezas naturais destas unidades devem ser conhecidas mundialmente como um patrimônio de todos, que deve ser preservado”, destacou a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro.

O patrimônio cultural da região mescla-se com o ambiental, formando um local único no mundo, que inclui peculiaridades do modo de vida de comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras e sua forma de se relacionar com os recursos naturais.

A candidatura envolveu o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), além das prefeituras de Angra dos Reis e de Paraty.