Notícias |19.07.2019

Unidades de conservação do estado promovem “Um Dia no Parque” neste domingo Parques estaduais participam da campanha nacional de incentivo à visitação de áreas verdes com programação especial e gratuita

Doze unidades de conservação estaduais, administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, participam, neste domingo (21/7), do programa “Um Dia no Parque”, campanha nacional organizada pela Coalizão Pró UC. O objetivo é incentivar a visitação de áreas verdes e o engajamento da sociedade na proteção dos parques.

Nesse dia, as unidades de conservação estaduais oferecerão aos visitantes uma programação especial, diversificada e gratuita, que inclui visitas guiadas pelas trilhas, palestras com temáticas ambientais, exposições fotográficas sobre a biodiversidade, doações e plantios de mudas, apresentações musicais, piqueniques e oficinas de educação ambiental.

No Rio de Janeiro, estão engajados nessa campanha os parques estaduais da Pedra Branca, na zona oeste do Rio; da Serra da Tiririca, em Niterói; dos Três Picos, na Região Serrana; do Desengano e da Lagoa do Açu, ambos no Norte do estado; do Cunhambebe, na Região da Costa Verde; da Ilha Grande, no Sul Fluminense; da Pedra Selada e o Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, ambos no Médio Paraíba; as Reservas Biológicas de Guaratiba, na zona oeste do Rio; e da Juatinga, em Paraty; a Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Confira a programação:

• Parque Estadual de Ilha Grande: Visita guiada ao Circuito Abraão. O ponto de encontro será na Avenida Nacib Monteiro de Queiroz, s/nº, Vila do Abraão, Ilha Grande.

• Parque Estadual Cunhambebe: Feira de produtos agroecológicos, teatro de educação ambiental, oficina de artesanato, plantio de mudas, passeio pelos atrativos históricos situados no entorno da unidade de conservação. As atividades são gratuitas e serão realizadas, das 9h às 17h, na sede do parque, na Estrada da Cachoeira, s/nº, Vale do Rio Sahy, Mangaratiba.

• Parque Estadual da Lagoa do Açu: Palestras com temáticas ambientais, piqueniques, aulas de stand-up paddle e atividades para as crianças. A programação será realizada, das 9h às 16h, no sítio Recanto dos Coqueiros, Farol de São Thomé, em Campos.

• Parque Estadual da Pedra Branca: Caminhadas pelas trilhas que levam à Pedra do Osso, em Realengo; à Pedra do Telégrafo, em Guaratiba e ao Açude do Camorim, em Jacarepaguá.

• Parque Estadual da Pedra Selada: Doação de mudas e exposição de sementes, visita guiada ao Bosque do Visconde e exibição do filme “Reino Escondido” para o público mirim. As atividades serão realizadas, das 9h às 17h, na sede da unidade de conservação, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, nº 200, Vila de Visconde de Mauá.

• Parque Estadual da Serra da Tiririca: Caminhada pelas trilhas “Caminho de Darwin” e Morro das Andorinhas; escalada no Costão de Itacoatiara e plantio de mudas no Morro das Andorinhas, que terá apoio da Resex Itaipu. Também haverá uma palestra sobre as atividades da Resex.

• Parque Estadual dos Três Picos: Caminhada pela trilha do Pico do Urubu. O ponto de encontro será, às 8h30, na entrada do Núcleo Jacarandá, na Estrada do Jacarandá, Nova Friburgo.

• Parque Estadual do Desengano: Palestras com temáticas ambientais, plantio de mudas e gincanas para crianças e jovens. As atividades contarão com a participação dos guarda-parques mirins. As atividades serão realizadas, das 9h às 12h, na sede da unidade de conservação, na Avenida José Dantas dos Santos, nº 35, Estrada para Horto Florestal Santos Lima, Parque Itaporanga, Santa Maria Madalena.

• Reserva Biológica de Guaratiba: Visita ao manguezal. O ponto de encontro será às 14h, na sede da reserva, Estrada da Matriz, nº 4.485, Guaratiba.

• Reserva Biológica Estadual da Juatinga: Palestra com temática ambiental e visita guiada ao Pico Pão de Açúcar, no Saco de Mamanguá. A palestra será às 9h e o ponto de encontro para a caminhada ecológica, às 9h30, será na Praia Paraty-Mirim.

• Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela: Caminhada pela trilha que leva à Pedra do Cortiço. O ponto de encontro será às 9h, em frente à Igreja de São Sebastião.

• Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu (APA Alto Iguaçu): Caminhada pela trilha interpretativa até a Cachoeira da Ponte e exposição fotográfica da biodiversidade da unidade de conservação. A atividade será realizada na sede da APA, na Avenida Venância, s/nº, Duque de Caxias.