Notícias |27.12.2015

UPAM apreende quatro pássaros silvestres e ​duas armas de fogo​ no entorno do Parque Estadual do Desengano

Uma operação realizada pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de caçar animais silvestres em área de preservação. A partir de denúncias anônimas, policiais militares ambientais puderam prender o infrator, na manhã deste domingo (27/12), em posse de quatro pássaros silvestres sem autorização ambiental e duas armas de fogo sem registro, na Fazenda São Luiz, em Cantagalo, região Centro-Norte Fluminense.

No local denunciado, na Estrada da Ferradura, os policiais apreenderam diversos materiais utilizados para caça, como; uma espingarda calibre 28, uma garrucha – arma semelhante a um revólver -, cartuchos de munição, pólvora, um frasco de espoletas, pequena quantidade de parafina e quatro gaiolas. Após ser detido, o acusado foi conduzido à 153ª Delegacia Policial de Cantagalo, e irá responder criminalmente por caça ilegal de animais da fauna Silvestre (Art 12 da lei 10.826) e porte irregular de arma de fogo (Art 29 da lei 9.605 / 98).

Os quatro pássaros capturados – espécies celeiro (1) e pixoxó (3) – permaneceram na delegacia, onde serão periciados para posterior soltura em zona de mata.