Notícias |23.05.2023

Vem Pedalar reúne 50 ciclistas em GuaratibaIniciativa do Instituto Estadual do Ambiente desempenha importante papel socioambiental no estado

No último sábado (20/5), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reuniu, na Reserva Biológica de Guaratiba (RBG), 50 ciclistas para mais uma edição do programa “Vem Pedalar”. A iniciativa tem como objetivo promover a atividade física ao mesmo tempo em que insere os participantes na fauna e flora da unidade de conservação.

Dentro do circuito definido pela RBG, na zona de amortecimento da unidade, os ciclistas percorreram um total de 6km e no caminho tiveram um grau leve de dificuldade em um trajeto que teve início às 9:30 com término às 13h. Com uma experiência didática e prática, os participantes também tiveram acesso a um material ilustrativo e informações técnicas a respeito da biodiversidade de fauna e flora da reserva biológica.

“A conscientização ecológica é vital tanto no ambiente natural quanto no urbano, papel socioambiental que desenvolvemos nas unidades de conservação. Foi muito gratificante vivenciar este dia ao lado de pessoas que compartilham o desejo de vivenciar a biodiversidade fluminense”, celebrou o gestor da Rebio, Vinícius Melo.

Sobre a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba

Localizada no bairro de Guaratiba, a reserva, que conta com 3360,24 hectares de área protegida, tem como principal objetivo preservar a importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

O local é responsável por tratar do ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, e oferece inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias; a prevenção de inundações; além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes.