Notícias |29.03.2023

Vem Pedalar reúne ciclistas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto IguaçuAtividade aconteceu entre Duque de Caxias e Nova Iguaçu, municípios da Baixada Fluminense

Cerca de 50 pessoas participaram da primeira edição do ano do Programa Vem Pedalar, no último dia 19/3, realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu. Promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a atividade funciona como um incentivo à visitação e preservação da biodiversidade local.

A ação começou às 8h, na sede da APA no Parque Xerém, em Duque de Caxias, e durou aproximadamente quatro horas, encerrando na Fazenda Tucano, no bairro de Tinguá, em Nova Iguaçu. Com 20 km percorridos, o circuito foi realizado pela Estrada do Tabuleiro, rota que conecta os dois municípios da Baixada Fluminense.

Os vários atrativos da unidade de conservação foram o maior incentivo para os participantes, que puderam contemplar a vista de paisagens únicas, como o Mirante do Berro d’água, local em que os ciclistas realizaram uma parada. Entre os presentes, o evento contou tanto com dezenas de moradores da região, quanto com visitantes que ainda não conheciam o trajeto e tiveram a chance de conhecer a área de proteção ambiental.

“O Vem Pedalar é um evento importante para a unidade de conservação porque fomenta o turismo rural através da educação ambiental, despertando no ciclista a vontade de auxiliar na proteção do local”, destacou o gestor da APA do Alto Iguaçu, Manoel Neto.

O programa Vem Pedalar tem como objetivo reunir ciclistas para promover a visitação consciente das unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro por meio do turismo sustentável e da educação ambiental. Desde a sua criação já foram realizados mais de 20 eventos em 11 unidades de conservação estaduais, totalizando aproximadamente 1.500 participantes.

Sobre a APA do Alto Iguaçu

Com 22.109 hectares, em partes dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, a APA do Alto Iguaçu preserva, sobretudo, as áreas reconhecidamente de alagamento, impedindo a impermeabilização do solo, fenômeno que ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água.