Notícias |07.01.2021

Você sabe a diferença entre cabeça e tromba d’água?

O ano de 2021 começou fazendo três vítimas fatais no município de Capitólio, em Minas Gerais, por causa de uma “cabeça d´água”. Os turistas estavam em uma cachoeira, em um dos principais atrativos turísticos da região, e foram surpreendidos pela enorme quantidade de água e arrastados pela força da correnteza em direção ao lago da represa de Furnas. 

O fenômeno é muitas vezes confundido com “tromba d’água”, porém ambos são eventos tecnicamente muito diferentes, têm efeitos distintos e não podem ser usados como sinônimos.

A cabeça d’água ocorre quando um grande volume de chuva cai em partes superiores do curso d’água. Isto causa o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Dessa forma, após algum tempo, se observa um aumento repentino do nível nas áreas mais baixas, mesmo que longe de onde ocorreu a chuva. 

A tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um mar, um lago ou no oceano. O formato lembra o de um tornado e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

Até o mês de março passamos pelo período de maior incidência de chuvas na nossa região. Por conta disso, é a época de maior risco de cabeças d’água e muitas vezes os banhistas são surpreendidos por correntezas repentinas a quilômetros de distância do local de chuva. É importante que se evite o banho em rios e cachoeiras durante e após as chuvas, pois existe risco de vida e pode ocorrer grande queda de raios, deslizamentos de terra, quedas de árvores e em casos mais graves, o risco de ser arrastado por uma cabeça d’água.

Lembre-se: se estiver em um rio ou cachoeira e a correnteza aumentar rapidamente, ou o volume da queda d’água começar a aumentar repentinamente, saia imediatamente da água, pois a massa de água da cabeça d´água chega muito rapidamente.

Em casos de emergência, ligue:

– Defesa Civil: 199⠀

– Corpo de Bombeiros: 193

Foto: Rafael Felippe – Cachoeira de Ipiabas, Parque Estadual da Serra da Concórdia