Notícias |22.06.2022

Centro de Primatologia do Rio de Janeiro do Inea recebe dois micos-leões-pretos trazidos de São Paulo pelo programa Avião Solidário, da Latam

Primeira instituição nacional voltada prioritariamente para a preservação do patrimônio primatológico brasileiro, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebeu, nesta terça-feira (21/6), novos hóspedes: dois micos-leões-pretos (Leontopithecus Chrysopygus), espécie considerada ameaçada de extinção, que foram trazidos pela empresa Latam, por meio do programa Avião Solidário, em um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Esses animais vão se juntar aos outros 250 primatas que habitam o CPRJ.

O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro realiza pesquisas, manutenção e reprodução das espécies de primatas brasileiras, em adequado regime de cativeiro com o propósito de conservar a fauna primatológica. A instituição possui animais com diversas origens, desde aqueles nascidos em cativeiro, até indivíduos resgatados do tráfico de animais silvestres e de outras atividades humanas impactantes. O CPRJ tem como principal objetivo assegurar a continuidade das espécies, por meio de um banco genético que visa dar suporte às colônias de primatas brasileiros.

Os animais estavam no Centro de Conservação da Fauna Silvestre da Fundação Zoológico de São Paulo e receberam, em 2021, recomendação de transferência para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro.

Programa Avião Solidário

O programa Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado. O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4600 animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2022, já foram transportados 120 animais silvestres. A LATAM Cargo usa sua expertise e cuidados especiais para que todos os animais cheguem em seus destinos com tempos de exposição e desconforto mínimos para o animal.