Notícias |09.01.2019

Engenheiro Claudio Dutra é empossado como novo presidente do Instituto Estadual do AmbienteDutra presidiu a Fundação Rio-Águas por dois anos e segue sua trajetória profissional superando desafios.

Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de janeiro a nomeação do novo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Barcelos Dutra. Com 20 anos de serviço público e uma carreira marcada pela participação em grandes obras, o engenheiro assume a responsabilidade de coordenar a implementação e a fiscalização de politicas públicas ambientais no estado.

“Presidir o Inea, um órgão de referência ambiental para a sociedade, é um importante desafio para a nossa gestão. Serei mais um profissional empenhado em prol do meio ambiente e da sustentabilidade”, afirma o presidente.

Dutra presidiu a Fundação Rio-Águas por dois anos e segue sua trajetória profissional superando desafios. Com mestrado e graduação em Engenharia Civil, Claudio tornou-se servidor público da prefeitura, em 2002, como técnico de Edificações, na CET-Rio, e passou a fazer parte do quadro de engenheiros do município, em 2008, atuando inicialmente na Secretaria de Habitação, onde participou da implantação das obras do Favela-Bairro.

Em 2015, passou a fazer parte do corpo técnico da Rio-Águas, como diretor de obras, onde coordenou grandes empreendimentos de controle de enchentes diretamente, como a dos reservatórios da Grande Tijuca, que ajudaram a dar fim ao ponto crítico de alagamento mais marcante na cidade: a Praça da Bandeira. Na Presidência da Instituição, que atua também como ente regulador da Concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 22 bairros da Zona Oeste – considerada a maior da América Latina – o engenheiro encarou o desafio de avançar com a questão do saneamento na cidade, assim como de responder às demandas preventivas e corretivas contra enchentes no Rio. Uma das mais importantes obras de combate a alagamentos sob a coordenação de Dutra foi a construção do maior túnel de drenagem em área urbana do país, para ajudar a solucionar as enchentes na Grande Tijuca.