Notícias |19.07.2019

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba recebe Vem Passarinhar, em São Francisco de Itabapoana Atividade de observação de aves em vida livre ocorrerá de 26 a 28/7

A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoverá a próxima edição do Programa Vem Passarinhar, em São Francisco de Itabapoana. A atividade, que ocorrerá de 26 a 28/7, tem como objetivo inspirar e unir as pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves em unidades de conservação.

Na sexta-feira e no sábado (26 e 27/7), as atividades durarão todo o dia. Os participantes irão se encontrar na sede da estação ecológica, às 5h, quando será servido o café da manhã. Logo depois, às 6h, terá início a primeira observação, que será no interior da unidade. Após o almoço, os observadores farão um passeio pelas trilhas. Já às 19h, será a vez da “Corujada”, a contemplação noturna de pássaros.

No domingo (28/7), a programação vai até depois do almoço, às 13h. Neste dia, os participantes também se encontrarão, às 5h, na sede da Estação Ecológica, onde tomarão café da manhã. A observação, que começa às 6h, será também no interior da unidade de conservação.

Alojamentos serão disponibilizados aos interessados em pernoitar na estação ecológica. As instalações estarão disponíveis já na quinta-feira (25/7) para acomodar os participantes, que precisarão levar a roupa de cama (travesseiro, lençol e colchas).

A atividade tem vagas limitadas. Os interessados precisam entrar em contato pelo e-mail vempassarinhareeeg@gmail.com para se inscrever e para reservar vaga no alojamento.

Sobre a alimentação

Próximo à sede da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, não há opções de restaurantes para as refeições. Como sugestão, toda a alimentação (café da manhã, almoço e jantar) poderá ser contratada pelos participantes na sede. O valor da pensão completa é R$50 por dia, enquanto no domingo a taxa será de R$ 30, referente a café da manhã e almoço.

Com 3.269 hectares, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba abrange o município de São Francisco de Itabapoana. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de proteger a formação florestal do bioma Mata Atlântica conhecida como Mata de Tabuleiro, situada numa planície costeira, a 25 m acima do nível do mar.