Notícias |29.07.2020

Inea atua no combate ao incêndio de grandes proporções na Região SerranaReserva Biológica Estadual de Araras foi atingida por incêndio criminoso

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), trabalha intensamente desde a manhã de segunda-feira (27/7) para conter o incêndio criminoso de grandes proporções na Reserva Biológica Estadual de Araras, administrada pelo órgão ambiental estadual.

Dezenas de técnicos e guarda-parques do Inea integram a força-tarefa junto ao ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Guarda Municipal para debelar as chamas que até a noite de ontem consumiram 560 hectares, o equivalente a 560 campos de futebol. O fogo controlado na tarde da última terça-feira (28) ainda não foi extinto. As equipes seguem trabalhando no interior da reserva e na zona de amortecimento, nas localidades da Ponte Funda e Vale das Videiras, em Araras.

O responsável pelo incêndio está preso na 106ª DP (Itaipava), foi autuado por tentativa de estelionato e por crime de incêndio, e responderá administrativamente perante o Inea por infração ambiental com base na Lei Estadual 3467/2000, cuja pena é o pagamento de multa e a recuperação da área degradada.