Notícias |31.03.2021

Inea e Laboratório Maqua/UERJ monitoram baleia jubarte em Ilha Grande

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), monitora, há cerca de dois dias, uma baleia da espécie jubarte, na região da Baía de Ilha Grande, na Costa Verde. O animal é um jovem com, aproximadamente, dez metros de comprimento, e foi observado pela primeira vez nas proximidades da cidade de Angra dos Reis e Ilha Jipoia,por moradores da região, no dia 27 de março.

De acordo com a equipe, a baleia encontra-se debilitada e desempenha, ao longo do dia, nado muito lento e descanso em superfície.

“O monitoramento realizado pela equipe é fundamental para elucidar possíveis causas da condição em que se encontra essa baleia. Nós a estamos acompanhando também para evitar que embarcações se aproximem e, eventualmente, colidam com o animal”, destaco o gestor do Parque Estadual de Ilha Grande,Claudio Barcellos.

A Marinha do Brasil também apoia o monitoramento da baleia a fim de impedir a passagem e a aproximação de embarcações na localidade onde se encontra o animal.

A baleia jubarte é uma espécie migratória que ocorre em águas brasileiras anualmente, entre os meses de maio e novembro, após saírem de suas áreas de alimentação, no Sul do Oceano Atlântico, nas imediações das Ilhas Sanduíche e Ilhas Geórgia do Sul. As baleias migram para o norte do Espírito Santo e Sul da Bahia (Abrolhos) para a temporada de reprodução.