Notícias |10.06.2022

Inea lança edição especial da Revista Ineana sobre Ilha GrandeCerimônia de lançamento aconteceu nesta quinta-feira, no Parque Estadual da Ilha Grande

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, na última quinta-feira (9/6), o lançamento da edição especial da Revista Ineana “Ilha Grande: biodiversidade e conservação”, no auditório do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG). A publicação reúne dez artigos sobre estudos localizados no território por pesquisadores do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS/Uerj).

Na ocasião, estiveram presentes a gerente de Publicações e Acervo Técnico, Tânia Machado, o gestor do PEIG, Cláudio Barcellos, e a coordenadora de extensão do CEADS, Marilene Cadei, bem como os pesquisadores que contribuíram para essa edição.

“O nosso objetivo principal é garantir a preservação da biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro e, para isso, não mediremos esforços para nos aliar a outros agentes de transformação que nos auxiliem nessa tarefa, como é o caso dos professores e pesquisadores do CEADS”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello.

Temas como a educação ambiental e a divulgação científica, a biodiversidade de esponjas marinhas da Baía da Ilha Grande, a conservação e o estado atual de animais vertebrados e a translocação de plantas exóticas são alguns dos assuntos que integram essa edição da revista.

“Esse exemplar nos ajuda muito, pois foi especialmente sobre o nosso território. Foram abordadas diversas áreas, como a dos mamíferos ou dos anfíbios, o que nos auxilia no monitoramento da biodiversidade e nos estimula a trabalhar cada vez mais em prol dessa proteção”, celebrou o gestor da unidade, Claudio Barcellos.

Parceiro recorrente do Inea, a sede do Ceads se localiza integralmente no Parque Estadual da Ilha Grande, unidade de conservação administrada pelo órgão ambiental.

“Este número da revista, em especial, é muito rico, pois é fruto dessa parceria entre o Inea e o CEADS. Como revista que propõe o debate da temática ambiental, não poderíamos nos restringir apenas ao conhecimento do Inea e essa troca de experiências é fundamental para o avanço da ciência e da sociedade. Sem a colaboração dos pesquisadores, dificilmente seria possível fazer ciência de excelência”, concluiu a gerente da Gerpat, Tânia Machado, na ocasião do lançamento.

A edição especial da Revista Ineana está disponível aqui.