Notícias |28.03.2020

Inea multa condomínio da Barra da Tijuca por irregularidades ambientais Equipe da Seas e do Inea vistoriaram empreendimentos localizados no entorno da Lagoa do Marapendi

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, neste sábado (28/3), uma fiscalização em estações de tratamento de esgotos da Barra da Tijuca para checar despejo irregular de esgoto na Lagoa do Marapendi, na Barra da Tijuca.

A ação, que foi acompanhada pessoalmente pelo presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, foi deflagrada a partir de denúncia.

Ao vistoriarem o ecossistema lagunar, os técnicos da Gerência de Fiscalização Ordinária do Inea, com apoio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca), da secretaria, constataram que a ETE de complexo de condomínios operava sem licença ambiental ambiental de operação.

Um dos condomínios será multado pela irregularidade e foi notificado para efetuar as adequações ambientais pertinentes.

Os técnicos coletaram amostras de água na saída das ETEs para análise O objetivo é checar se o complexo de condomínio fazia o despejo de esgoto sem o devido tratamento na lagoa do Marapendi.