Notícias |28.06.2022

Nos dias 23 e 24/6, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Pós-Licença (DIRPOS) e da Gerência de Operações em Emergências Ambientais (GEROPEM), reuniu-se com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (ASDINQ). O objetivo foi tratar das ações conjuntas das empresas com os órgãos públicos em casos de acidentes com produtos químicos perigosos.

A iniciativa visa estruturar o Plano de Auxílio Mútuo, onde os diversos Planos de Ação em Emergência possam ser integrados, compartilhando os recursos de diferentes empresas.

“Os Planos de Ação em Emergência são medidas preventivas essenciais para as organizações que lidam com produtos químicos perigosos. Exercitar a tomada de decisões rápidas e conjuntas para implementar medidas que podem conter vazamentos minimiza e pode impedir severos danos ao meio ambiente”, declarou o diretor de Pós-licença do Inea, Sérgio Mantovani.

Foi realizado também exercício de simulação na empresa Flexfoam, com cenário de tombamento de 25 litros de metiletilcetona, envolvendo um ferido, com representação da Geropem, liderada pelo servidor Paulo Eugênio.