Notícias |28.02.2019

Inea promove plantio de mudas em São João de MeritiA ação socioambiental faz parte do acompanhamento dos beneficiários reassentados no empreendimento Trio de Ouro, em São João de Meriti

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Coordenadoria Socioambiental, realizou atividades de plantio de mudas ornamentais no condomínio Trio de Ouro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação aconteceu nos dias 23 e 26 de fevereiro deste ano, com a participação de crianças moradoras dos prédios.

As mudas foram doadas pelo Inea, por técnicos sociais e comissões gestoras dos condomínios. As plantas ornamentais foram colocadas na área externa do complexo habitacional e doadas aos moradores.

No total, foram plantadas 80 mudas, nos dois dias de atividades, de espécies como: Flor Erica, Tagete, Pingo de ouro e Azulzinha. O plantio faz parte de ações socioambientais do Projeto Iguaçu, do Inea.

“Esta atividade foi idealizada para aproximar os moradores dos temas propostos pelo Termo de Referência base deste plano, assim como para sensibilizá-los sobre questões ambientais”, afirma a coordenadora socioambiental do Instituto, Jamile Marques.

Em março, acontecerão mais duas visitas no empreendimento. Ao todo, 500 mudas serão plantadas pelo Projeto Iguaçu no local.

Sobre o condomínio Trio do Ouro

O empreendimento Trio do Ouro, em São João de Meriti, foi criado com o objetivo de reassentar 960 famílias que ocupavam as margens dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

O complexo habitacional foi construído pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” e faz parte do Projeto Iguaçu, que atua na Baixada Fluminense e tem como principais objetivos o controle de enchentes, a recuperação ambiental e a urbanização de áreas ribeirinhas desses rios.